O que é a Metodologia de Retenção de Membros e como ela pode ajudar a sua igreja.

Meu nome é Luan Azevedo, sou  membro da Igreja Batista e criador da Metodologia de Retenção de Membros.

Criei essa Metodologia visando auxiliar as igrejas na mensuração do trabalho de relacionamento com os membros.

 
O ponto de partida foi a criação de uma Metologia simples e confiável para auxiliar os pastores e demais líderes da igreja na hora de avaliar rapidamente como está indo a saúde da igreja em termos de retenção de membros e o que a igreja pode fazer para melhorar seus resultados. 


Hoje diversas igrejas já usam a Metodologia de Retenção de Membros.

Um dos maiores vilões na caminhada das igrejas é o rodizio de membros, que faz com que a igreja, apesar de ganhar membros todos os dias, não cresça de maneira efetiva. Um dos maiores causadores do rodizio de membros é a falta de aproximação e contato entre a igreja e seus membros.


A Metodologia de Retenção de Membros tem como objetivo ser uma ferramenta de mensuração e influencia para solucionar os dois principais desafios que fazem com que a igreja não cresça na velocidade que deveria :

  • O Problema do Balde Furado
  • O Efeito Manada

 
Problema do Balde Furado:

 Eu me lembro da minha igreja, lá no interior, onde passei toda a minha juventude. Era uma igreja já consolidada em uma cidade com 10 mil habitantes, mas ela sofria com o rodizio de membros. Naquela época eu tinha a impressão de que dos 100 membros da igreja, entre 40 e 60 se renovavam todos os anos.
Pensando nisso resolvi ir na secretaria da igreja para ver as fichas de cadastro dos membros, ainda em papel, e fiquei surpreso ao notar que já haviam passado pela igreja um total de 1500 membros.
 
Isso significava que em uma cidade com 10 mil habitantes, 15% de todos eles já haviam sido membros da igreja em algum momento. Agora, imagine em uma cidade com 10 mil habitantes, 15% deles fazendo parte da igreja. Isso seria uma grande força para o avanço da missão da igreja. Mas a minha igreja parecia um balde furado – sempre recebendo novos membros, mas nunca indo muito além de 100 membros ativos.

 
Efeito Manada:

Outro padrão que identifiquei na minha igreja lá no interior foi o que chamei de Efeito Manada. Esse padrão de comportamento era caracterizado pela saída de uma familia ou um influenciador que acabava tirando várias pessoas da igreja e levando ou para outra ou para fora da obra do Senhor. Pais saíam e levavam filhos, esposas e outros parentes. Jovens levavam outros jovens, irmãos mais consolidados levavam outros – todos seguindo um Efeito Manada. 

A Metodologia de Retenção de Membros:

A Metodologia funciona como um termômetro onde é possivel medir todas as ações realizadas pela igreja com relação ao membro, e também do membro com relação à igreja.
 
  
 
A Metodologia analisa todos os indicadores da interação da igreja com o membros, e também as interações do membro para com a igreja, e cria um Indicador, um número que diz o quão engajada a igreja está com o membro e vice versa. 
 
Um bom resultado nesse termômetro é uma forma de acompanhar se a igreja está fazendo tudo o que pode para interagir com os membros e retê-los dentro da obra do Senhor. As pessoas que estão abandonando a igreja podem ser abordadas com visitas, ligações, envio de SMS, etc…

 
MRS – Score de Retenção de Membros:

O resultado final da Metologia de Retenção de Membros é o MRS – Member Retention Socre, que pode ser encarado como um Score de Retenção de Membros.


 

  • O Score é um calculo das ações da igreja para o membro e vice versa
  • É uma pontuação que vai de -100 (Menos 100) até +100 (Mais 100) 
  • Com esse Score é possível saber exatamente quais membros precisam de abordagem urgente, garantindo assim que a igreja possa realizar as suas ações preventivas de retenção

 
Com esse número  é possível saber se A Igreja realmente está realizando um bom trabalho com as pessoas, o impacto gerado por um Score negativo potencializa a criação de alternativas para tratar cada pessoa da igreja

 
Quais ferramentas usar para aplicar a Metodologia de Retenção de Membros?

A Metodologia da Retenção de Membros pode ser executada com o uso de papeis ou planilhas de Excel, mas para facilitar o uso a GESTÃOSUPER criou uma ferramenta onde é possível aplicar todos os conceitos e acompanhar em tempo real tudo o que tem sido feito para melhor atender aos membros.
 
Através de um acesso ao GESTÃOSUPER pela internet,  os pastores e demais líderes podem acessar e avaliar as informações. Todo o processo se dá pela alimentação dos dados dos Membros:  Visitas realizadas, telefonemas ,envios de SMS, envios de e-mails, etc…

 
Essas ações permitem à igreja uma maior proximidade com os membros.

 

  Além disso, é possível realizar um controle completo de todos os departamentos da secretaria e tesouraria: 

  • Integração com o Contator
  • Perfis de Acesso diferenciados
  • Controle Multi Igrejas (Preparado para níveis regionais, nacionais e internacionais)
  •  Venda On-line de Ingressos para eventos

  
A Metodologia de Retenção de Membros vem sendo aplicada em diversas igrejas por todo o Brasil. Agora finalmente os Pastores de igrejas como a minha, a sua e muitas outras, têm uma forma de quais pessoas abordar e como realizar essa abordagem para fugir do Problema do Balde Furado e do Efeito Manda, que são grandes desafios para a liderança de qualquer igreja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami